Tipos de Massas

Existem vários tipos de massa para modelagem e escultura com características, comportamento e finalidades diferentes. 
Aqui você vai conhecer algumas dessas massas e suas propriedades. 


Fonte do Texto: Igor Gosling
Argila à Base de Água

Basicamente, argila à base de água é uma mistura de pó de argila com água. Existem alguns tipos de argila à base de água que são mais apropriados para uso em cerâmica e outros para modelagem. A argila comum encontrada no Brasil é mais apropriada para o uso em cerâmicas por causa de sua secagem rápida.
A argila à base de água é menos usada em escultura de efeitos especiais se comparada com a argila à base de óleo. Apesar disso, ela é mais barata se comparada as outras argilas, o que é importante quando se faz esculturas muito grandes. Além de ser usada em esculturas, a argila à base de água é muito usada no processo de fazer moldes de esculturas, principalmente quando se trata de de fazer parede de argila e cama de argila para esculturas feitas de argila à base de óleo.
É bem fácil trabalhar com este tipo de argila quando se tem a quantidade certa de água.
Pode-se inclusive borrifar água com um spray para deixá-la úmida. Da mesma forma, também é fácil de se remover de um molde usando um spray de água. Como ela seca em contato com o ar devido à perda água, suas esculturas devem ser mantidas cobertas para não secarem. As suas principais desvantagens são iguais às suas vantagens: é difícil de se manejar se o projeto demorar vários dias; pode se desmoronar e separar facilmente; não é reutilizável; não pode ser usada com plásticos, epóxi ou polímeros.

 

Plastilina

A plastilina nada mais é do que aquela massinha infantil escolar (a mais comum e usada em filmes de animação stop motion tipo clay). A plastilina geralmente é uma mistura de cargas orgânicas com pigmento, parafina e cera. Ela permite uma boa maleabilidade, mas tende a derreter e amolecer no calor, principalmente no calor de olofotes. Trata-se de umaargila à base de óleo ou cera ou mesmo uma mistura destes, assim, ela não seca e é permanentemente flexível, permitindo trabalhar suavemente.
É uma opção para iniciantes na modelagem e muito usada por profissionais para estudos e protótipos.
Algumas marcas de plastilina são: ACRILEX, Roma Plastilina, Chavant e Klean Klay.
Uma coisa importante é, ao comprar a plastilina, observe no rótulo se o produto tem em sua composição ceras, pigmentos e cargas (à base de óleo), pois no mercado existem algumas massinhas de modelar que são à base de cereais, e estas não servem para esculpir, pois em contato com o ar começam a esfarelar.


Oil Clay - Argila à Base de Óleo

A argila à base de óleo ou cera (Oil Clay) é uma argila sintética cujos componentes são a base de óleo ou cera ou mesmo uma mistura destes, assim, ela não seca nunca e é permanentemente flexível.
Sua principal finalidade é a modelagem de protótipos ou de esculturas matriciais para produção de moldes.
Este tipo de argila é o mais usado para criação de esculturas em efeitos especiais no cinema.
Esta clay possui muitas "durezas" diferentes, cada uma ideal para uma determinada finalidade:

Soft - mais maleável, é ideal para peças grandes sem muitos detalhes pequenos ou finos, podendo ser trabalhado com as mãos sem dificuldades;

Medium - um pouco mais dura, já permitindo uma riqueza de detalhes maior, para ser trabalhada com as mãos e com "estecas";

Firm - uma clay mais dura para ser trabalhada com "estecas" que comporta um nível de detalhamento muito bom, podendo também ser trabalhado com as mãos;

Extra Firm - uma clay bem mais dura para ser trabalhada com "estecas" que comporta um nível de detalhamento muito grande e ideal para ser derretido e despejado dentro de moldes de borracha de silicone, afim de se fazer alterações m uma peça.

Hard - uma clay mais dura ainda, tendo as mesmas propriedades e necessidades do clay Extra Firme, sendo ideal para esculpir com estecas e permite grande detalhamento. Para ser trabalhada com as mãos, é necessário um soprador térmico, secador de cabelos doméstico ou forno para amolecer a clay.



Polymer Clay - Massa Sintética à Base de Polímero

Massas à base de polímero (Polymer Clay) são, praticamente, pequenas partículas de PVC suspensas num produto destilado à base de petróleo. Geralmente, elas são macias e flexíveis. Elas permitem trabalhar como se fosse uma argila para cerâmica, mas não seca quando exposta ao ar. Ela pode ser modelada na forma desejada e depois assada num forno comum. Depois de esfriar, ela se transforma num material plástico rígido e pode ser lixada, furada, entalhada e pintada com tintas acrílicas para tela.
Em termos de efeitos especiais, elas são usadas principalmente para se fazer maquetes de personagens e criaturas.
Existem várias marcas de massas sintéticas à base de polímero. As mais acessíveis são:

Massa FIMO

FIMO é bem fácil de se achar no mercado. O único inconveniente é o tempo que se gasta "sovando" a massa pra ela adquirir maleabilidade pra ser modelada. Mas depois disso fica fácil. Após ser assada, ela aceita ser lixada e pintada facilmente.
Uma das grandes vantagens da FIMO é a grande variedade de cores e texturas, chegando a oferecer massas fluorescentes e com efeitos metálicos.


BOZZI - Super Polymer Clay

Bozzi Super Polymer Clay é uma massa legitimamente brasileira, com fábrica em Porto Alegre.
Possui as mesmas propriedades da FIMO e mesma "dificuldade" de ficar sovando para atingir o ponto ideal para modelar. Após ser assada o resultado é bem bacana, apesar de que exige maior atenção ao tempo de exposição ao calor, pois se passar do ponto ela pode trincar bastante além de dar a aparência de queimada.


Super Sculpey

Na minha opinião, a melhor das Polymer Clays! A Super Sculpey é, sem dúvida, minha preferida. Assim como a FIMO e a Bozzi, é uma massa à base de polímero e enrijece ao ser assada, com a vantajem de não ser necessário sovar. Ela é macia e muito fácil de modelar, aceita os detalhes mais ricos como texturas de tecido, definição de músculos e até veias. Se você der uma vasculhada no Google, vai encontrar modelagens incríveis feitas com essa massinha. A Super Sculpey não seca com o ar, ou seja, você pode levar o tempo que quiser para modelar, fazer, refazer, errar, corrigir, terminar e começar de novo. Resumindo, com a Super Sculpey é possível que o artista atinja o máximo de sua capacidade pois a massa quase não tem limitações. Mas como nada é perfeito ela tem um inconveniente. Depois de assada, ela é resistente, mas não muito. Por isso, ao modelar deve-se tomar certos cuidados para reforçar determinadas partes como juntas, dedos, pescoço, pés etc, pois podem se quebrar com um simples esbarrão. Mesmo assim, recomendo e reconheço a Super Sculpey como a melhor massa de modelar que já experimentei até hoje.
Ela também possui uma versão Firm, que é mais rígida e permite detalhes mais precisos, com a diferença de que é mais fácil "esculpir" do que "modelar".


Massas Alternativas

São massas que não são usadas tradicionalmente em efeitos especiais, mas que em países como o nosso, onde os recursos são limitados, podem se tornar uma boa escolha. As mais comuns são: 

Biscuit - Massa de Porcelana Fria

A porcelana fria é uma massa caseira que seca em contato com o ar, apresentando a consistência de plástico. No entanto, em relação a outros tipos de massa, a massa de biscuit não permite tantos detalhes. Assim, ela é mais indicada para esculturas de objetos que não tenham detalhes muitos finos. No Brasil, estas massas são muito usadas em artesanato, podendo ser encontradas muitas revistas especializadas.
O biscuit é uma boa alternativa para se criar cenários para animação quadro-a-quadro. Uma de suas maiores vantagens é o baixo custo, podendo ser feita em casa. 
A seguir, a receita para se fazer a massa de biscuit em casa.

Ingredientes: 2 xícaras de chá de cola branca; 2 xícaras de chá de amido de milho (Maizena); 1 colher de sopa de de suco de limão (esprema um limão e pegue essa quantidade); 2 colheres de sopa de vaselina líquida (comprada em famácias); 1 colher de sopa de creme para as mãos (não gordurso), tinta à oleo para pintar tela (quadros) afim de colorir a massa nas cores desejadas.
Modo de Preparo no Microondas: 1) Coloque numa tigela de vidro a maizena, a cola branca e a vasleina líquida e vá mexendo. Esprema o limão na colher e adicione à tigela. Misture bem todos os ingredientes (com exceçãod creme para as mãos). 2) Coloque a tigela no microondas e regule-o para 3 minutos, em potência máxia. Após cada minuto, misture bem a massa com um colher de pau. Em seguida, volte ao forno. Se necessário, deixe-a por mais 1 ou 2 minutos no forno, sempre verificando e misturando a massa após cada minuto, até que fique completamente cozida. A consistência da massa cozida é semelhante à da massa de modelar. 3) Uma vez pronta a massa, espalhe sobre uma superfície lisa o creme não gorduroso para mãos, sem exceder na quantidade indicada na receita. 4) Lave bem as mãos agora, para evitar formar bolo na massa. Despeje a massa por cima, ainda quente. Sove-a por vários minutos seguidos. Quanto mais você manuseá-la, melhor ela ficará para trabalhar. 5) Quando a massa estiver bem sovada, pressione-a formando um rolo maciço. 6) Coloque a massa numa saco plástico ou envolva-a em filme de PVC, para evitar que resseque. Utilize-a quando estiver totalmente fria.
Modo de Preparo no Fogão: 1) Misture todos os ingredientes (exceto o creme para as mãos) numa panela antiaderente. Leve ao fogo brando, mexendo sempre com a colher de pau, até que a massa forme uma bola e solte do fundo e dos lados da panela. 2) Em seguida faça o mesmo que os passos 3, 4, 5, 6 do microondas.
Para colorir a massa durante a sua criação, use tinta à óleo para tela e se desejar tons metálicos, pode-se usar até purpurina em pó. Depois da escultura pronta e seca, pinte com tinta plástica. A tinta plástica fornece um acabamento mais plano. Se quiser pintar com tinta à óleo, umedeça o pincel em secante de cobalto e depois na tinta. A tinta à óleo fornece um acabamento mais gradual. Se quiser em várias cores, separe quantidades de massa e coloque cada uma em uma cor. Se quiser uma massa de pequena espessura, use um rolo (ou cano de PVC) para amassar ou mesmo rolo de pastel. Se quiser cortá-la use estilete. Lembre-se que a massa deve ser guardada enrolada em plástico (filme de PVC).


Massa DAS

A DAS é uma massa Italiana que seca em contato com o ar e de fácil manuseio. Seu alisamento pode ser feito com água e é extremamente fácil de ser modelada com as mãos.
Depois de seca, ganha a aparência e textura de uma cerêmica. Dessa forma aceita ser lixada e pintada facilmente. 
Possui baixo custo e não é muito difícil de ser encontrada. O único incoveniente é o cheiro forte. Quem tiver interesse em experimentar, pode encontrar na Molin.


Massa EPOXI

Em geral são massas compostas de componentes duplos, sendo um deles adesivo e o outro secante. A mistura dos dois transforma-se numa massa homogênea que seca num determinado período de tempo tornando-se muito resistente. Na verdade o Epoxi é um cimento químico industrial, que vira uma pedra depois de devidamente seco tendo várias finalidades, sendo mais utilizado em reparos variados.

Bem, vamos à minha opinião sobre suas propriedade na modelagem.

Testei várias marcas (PoxiBonder, Araldite, Polyepox, Pulvipox e Durepoxi) e na minha opinião a melhor delas é o DUREPOXI. Isso porque é a que menos "mela" e não gruda tanto nos dedos quanto as outras que testei. Além disso, pesquisando sobre sua composição, reparei que a DUREPOXI retirou o "Amianto" de sua fórmula, substância considerada cancerígena que está presente na maioria das massas epoxi. Por isso é a menos tóxica das marcas.

Quanto ao processo de modelagem, não encontrei grandes dificuldades para criar detalhamentos. Principalmente se você utilizar um solvente como o D-limonene para alisar.

Quanto a ferramentas, aconselho o uso de estecas em madeira, pois as feitas em plástico ou metais grudam demais na massa, dificultando muito a modelagem e acabando com sua paciência. Além disso, as ferramentas em madeira são fáceis de limpar com algum solvente depois de modelar.

Outra boa característica do Epoxi é sua resistência após secar. Depois de pronta, sua peça será muito resistente aceitando ser lixada e pintada.

Resumindo, é uma boa opção se você deseja modelar uma peça final com detalhamento e partes fáceis de se quebrar. Por fim, você vai precisar de um pouco mais de paciência na hora de limpar suas mãos. Mas é como eu sempre digo, se você não é uma pessoa paciente, escultura e modelagem não foram feitas pra você!



Fonte do Texto: Igor Gosling
Contatos do  Escultor & Character Design - Igor Gosling
Site Pessoal - http://www.igorgosling.com.br/#escultura
Site do Studio Claytrix - http://claytrix.com.br/studio/
E-mail -  contato@claytrix.com.br
Facebook - https://www.facebook.com/claytrix?fref=ts
YouTube - https://www.youtube.com/channel/UCjr95QC38_u4bKaYLTHBtOg
Fone da Claytrix: +55 (31) 2511-3232
Endereço: Rua Gonçalves Dias, Nº 142, Sala 801.
Belo Horizonte - Minas Gerais

21 comentários:

Anônimo disse...

alguma recomendação onde se comprar alguns desses tipos mais sofisticados?

desde já obrigado, excelente post

Nelson Nabiça disse...

Olha eu recomendo o site da loja DimClay!
Eu compro a maioria dos meus matérias com eles!O site é confiável e cheio de tutoriais de como usar o produto! O dono da DimClay se chama Eduardo, e é muito gente boa!
Olha os contatos:
11-3766-9051
11-98137-7424
http://www.dimclay.com/loja/
dimclay@dimclay.com
Obrigado por visitar o blog!

Unknown disse...

Olá, eu consigo encontrar a Super Sculpey no Brasil? Obrigada!

Nelson Nabiça disse...

Dédorah eu eu comprei Super Sculpey na loja Casa do Artista em SP. Da para mandar buscar pelo site deles também!
http://www.acasadoartista.com.br/categoria/modelagem/ceramica-plastica.html

Nelson Nabiça disse...

Essa é similar da Dimclay. Fabricada no Brasil. Ainda não usei!
http://www.dimclay.com/loja/index.php?cPath=38

Anônimo disse...

COMO EU FAÇO PARA CONSEGUIR UMA Oil Clay - Argila à Base de Óleo?

Nelson Nabiça disse...

Você encontra no site da Moldflex as massas importadas da Chavant e pode dar uma conferida nos produtos da Dimclay. Como recomendei acima! Abraços

https://moldflex.commercesuite.com.br/clays-de-modelagem-ct-11-337673.htm

http://www.dimclay.com/loja/

Unknown disse...

Exemplo de uso da massa DAS:
http://www.lavidafofa.com.br/2015/04/porta-ovos-de-pascoa.html

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olá, existe algum outro lugar que vende a Super Sculpey, além da casa do artista? O preço de lá está muito alto...

Anônimo disse...


Olá amigo!

Você sabe me dizer se essa massa DAS adere ao vinil? E qual a tinta apropriada para este tipo de massa? Desde já agradeço

Anônimo disse...

Qual a melhor massa encontrada em fortaleza?

Anônimo disse...

BOM DIA
PRECISO DE MASSA PARA MODELAR COM PLASTILINA OU NESSE SEGUIMENTO AQUI NO NORDESTE
NAO ENTENDO NADA SOBRE ESSE ASSUNTO
PORISSO PRECISO DE AJUDA
SERIA PARA PRESENTEAR UM AMIGO ARTISTA
DESDE JA OBRIGADO
FREDY
trezeporcento@hotmail.com
whatsap ....11 9 49853812

artesã disse...

Olá onde posso comprar a argila a base de água, e qual a marca?. Obrigado, Vilma Lucas.

Diego disse...

Pessoal, vistem minha loja de materiais artisticos, temos uma seção completa de modelagem: http://www.outletdoartista.com.br/escultura-e-modelagem.html

Paulo Andreu disse...

Olá, estou iniciando na parte de modelagem, li seu artigo aqui, mas fiquei com uma dúvida, não sei já questionaram quanto a isso, mas vamos lá, em relação a massa fimo, é obrigatório assar após finalizar um trabalho, ou isso seria apenas para atingir um acabamento diferenciado? Estou começando com biscuit, pois onde moro não tem muitos recursos, mas vi uns vídeos onde utilizam a massa fimo e parece ser melhor para o que eu quero fazer, mas essa parte de assar, em todos os vídeos q assisti não mostra, por isso minha dúvida.
Obrigado!!

Paulo Henrique disse...

Todos os produtos da Fimo que vi precisam ser assados para serem finalizados. Eu não comecei a usar esse tipo de massa porque queria um forno próprio, mas acho que se usar poucas vezes não ocupa muito o forno.

cleide silva leite disse...

Oi.Só um pequeno comentario,utilizo simplesmente vinagre de cozinha como solvente de Durepoxi.Funciona bem.

Nelson Nabiça disse...

Verdade o vinagre de cozinha é um bom solvente para o durepoxi.

Sammy disse...

Qual a diferença da massa Das para a massa de biscuit?

Anônimo disse...

A das é uma massa de papel é bem diferente ela tem um cheiro forte e quebra facil como argila.