quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Cinema de Animação na Atualidade

Atualmente, podemos notar que a cada ano que passa cresce o número de projetos cinematográficos realizados segundo técnicas de animação. A produção global, em bilhões de dólares, passou de 31,5 em 2000 para 51,7 em 2005. Um crescimento de 64% (NASSCOM, 2010).

Tal gênero tem-se consubstanciado nas últimas edições de grandes eventos de animação como, por exemplo, o Anima Mundi, considerado um dos maiores festivais de filmes animados do mundo.

Cada vez mais se discute a evolução das técnicas do cinema de animação e o sucesso mundial que esses filmes conseguem alcançar. As inovações tecnológicas vêm abrindo novas possibilidades e dando novo fôlego a um gênero que, há pouco mais de uma década, era dado como de segunda classe.

Entretanto, já houve épocas em que o cinema de animação teve sua fase de ouro, especialmente após o surgimento dos estúdios Disney, em 1920, encabeçando a produção de grandes clássicos e a criação de personagens carismáticos e populares.

Mickey Mouse_Criado por Walt Disney em 1928.

A princípio, só havia um rival de mercado para a Disney, o Fleishcer Studios, responsável por Betty Boop, Popeye, Superboy e outros (MICHELSEN, 2009).

Betty Boop_Fleishcer Studios_Cena de 1930.

A partir da década de 1940, outras importantes empresas ingressaram no ramo, como a MGM (Tom e Jerry), Warner Bros (Looney Tunes), a Fox (Super Mouse), e a importante trajetória do estúdio Hanna Barbera à responsável pela ascensão dos cartoons pela televisão.

Looney Tunes_Warner Bros.

Quem não se lembra de desenhos como A Família Adams, A tartaruga Tuchê, Esquadrilha Abutre, Os Flintstones, Scooby-Doo, Zé Colmeia, Os Jacksons, desenhos que trouxeram esperança para avanços tecnológicos, psicológicos e de sobrevivência para os mais críticos, e para as crianças além de formarem opiniões, mantiam a inocência viva dentro de seus espectadores. (MICHELSEN, 2009).

Personagens do Estúdio Hanna-Barbera.

Apesar disso, em razão da 2º guerra mundial, houve uma decadência do cinema de animação, que passou a ser visto como um tipo de cinema limitado e com poucas produções, um cinema menor para um público de menores. (LUCENA,2005).

Foi com o advento de tecnologia digital e técnicas computadorizadas que a animação sofreu a revitalização necessária. As novas produções trouxeram também uma nova roupagem, sem deixar de lado as antigas formas de abordagem. A partir daí, o prestígio do gênero cresceu sensivelmente. Difundiu-se um tipo de animação dirigido para um público mais adulto e maduro. E ganhou status de cinema e, de certa forma, hoje chega a competir de igual para igual em histórias e recursos visuais.

Assim, torna-se necessário ver o cinema de animação com um olhar mais apurado e considerá-lo como um gênero cinematográfico.

Fontes do texto: Arte da animação: Técnica e Estética através da História. Alberto Lucena Júnior. São Paulo: Editora: Senac.
http://olafurandri.com/nyti/papers2009/AnimatedCartoons.pdf
http://www.nasscom.in/download/animation_fact.pdf

Nenhum comentário: